Notícias

Notícias

Avanços no cronograma do programa de certificação na produção de ovos

24/09/2020

Programa de certificação desenvolvido pela ASGAV e Programa Ovos RS é levado ao conhecimento do Serviço Oficial

Seguindo o cronograma definido para a elaboração de um Programa de Certificação da Qualidade de Ovos a ASGAV e Programa Ovos RS, realizaram reunião para a apresentação geral deste projeto ao Serviço Oficial.

A reunião virtual realizada na manhã do dia 22 de Setembro reuniu os seguintes representantes do Serviço Oficial: Dra. Helena Rugeri – Superintende do MAPA/RS; Dr. João Francisco Bisol – Chefe do 10° SIPOA - MAPA/RS; Dra. Taís Barnasque – AFFA – Serviço de Saúde Animal – DDA/SFA-RS; Dra. Michele Iza - AFFA - Produção Orgânica; Dra. Ananda Kowalski – Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola – PESA/SEAPDR/RS; Dra. Márcia Mourão - Coordenadora de Informação e Epidemiologia – SDA/MAPA/DF; Dr. Jamil Souza - Coordenador de Assuntos Especiais SDA/MAPA/DF.

Na ocasião, também participaram desta reunião o Dr. João Dionísio Henn – Pesquisador Embrapa representando o Comitê Técnico Consultivo do Programa de Certificação e a Dra Tânia Menegol - Analista do SENAI que está atuando na elaboração dos requisitos do Programa de Certificação, além dos representantes da ASGAV, Dra. Raquel Melchior e o Coordenador Geral deste Projeto e Presidente Executivo ASGAV/SIPARGS José Eduardo dos Santos.

Os representantes da ASGAV Eduardo Santos e Raquel Melchior fizeram uma apresentação abordando as ações técnicas do Programa Ovos RS que após 07 anos de atividades registra considerável evolução técnica dos estabelecimentos participantes e tal evolução gerou subsídios para avançar mais um degrau rumo a certificação. Foram contextualizadas questões relacionadas aos novos sistemas de produção de ovos, carência de regramentos e legislações para alguns deles e necessidade de respaldo e comprovações técnicas para comercializar estes ovos com diferenciais, sobretudo após a última atualização do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA. Considerando todos estes aspectos e embasados na legislação brasileira e recomendações nacionais e internacionais, foram construídos os requisitos técnicos deste Programa de Certificação.

Os representantes do Serviço Oficial manifestaram-se positivamente frente a esta iniciativa da ASGAV, parabenizaram a proatividade que certamente poderá contribuir com o crescimento e evolução do setor produtivo de ovos. Também, colocaram-se a disposição para contribuir nos assuntos técnicos pertinentes e em manter uma relação de respeito e colaboração mútua, dentro dos limites éticos, assim como já ocorre com o Programa Ovos RS. Os pressupostos e diretrizes do Programa de Certificação serão oficialmente encaminhados ao conhecimento do Serviço Oficial com a prerrogativa de sempre trabalhar alinhado às diretrizes legais que regulamentam o setor. A adesão à certificação será voluntária, independente do sistema produtivo a ser certificado, convencional ou alternativo.

“Estamos em uma etapa bem importante, levando nossa proposta ao conhecimento dos órgãos oficiais e dando continuidade no reforço e atenção ao setor no que se refere às questões de produção, sanidade e qualidade.” – destaca Eduardo Santos, Presidente Executivo da ASGAV e Coordenador Geral do Programa de Certificação.

Fonte: Comunicação ASGAV/OVOS RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br

Voltar