Notícias

Notícias

Certificação Ovos Plus Quality leva excelência à produção avícola de postura no RS

21/01/2021

Em 2012, a Associação Gaúcha de Avicultura, a ASGAV, criou o Projeto Ovos RS, que evoluiu para Programa Ovos RS, composto por um módulo de incentivo ao consumo e um módulo técnico de avaliação e suporte aos estabelecimentos produtores.

A evolução das ações realizadas e resultados obtidos auxiliaram na maturidade do segmento Postura Comercial e tornaram as atividades do Programa Ovos RS conhecidas nacional e internacionalmente.

Todas as atividades realizadas, estabelecimentos participantes, resultados das avaliações técnicas são apresentados ao Serviço Oficial.

Ontem, a Associação Gaúcha de Avicultura deu mais um importante passo para a qualificação da produção avícola de postura no estado. A entidade lançou o PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO OVOS PLUS QUALITY, que foi construído a partir das experiências obtidas com o Programa Ovos RS.

O objetivo é certificar as Boas Práticas de Produção, Bem-estar animal, Respeito as Normas Vigentes para cada Sistema de Criação, Rastreabilidade, Qualidade e Inocuidade de ovos de Galinha e de Codorna (in natura) visando expandir o mercado brasileiro de ovos em especial para o mercado externo.

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO OVOS PLUS QUALITY

Desenvolvido pela ASGAV e Programa OVOS RS Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas/ RS foi contratado para atuar no desenvolvimento dos requisitos de certificação Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica (INMETRO) foi contratado para atuar como Organismo de Certificação (executor das auditorias).

O Programa de Certificação Ovos Plus Quality fornece materiais técnicos e orientação acerca das etapas do processo de certificação.

- Avaliação dos estabelecimentos, avaliação documental e avaliação in loco de todas as áreas que compõem o sistema produtivo é realizada por auditores independentes sob gestão de Organismo de Certificação.
- Após aprovado, o estabelecimento interage com a equipe Ovos Plus Quality que orienta a elaboração das embalagens com o Selo de Identificação da Conformidade.
- Estabelecimento recebe informações para desenvolver suas estratégias de comunicação e tem seu nome vinculado as ações de marketing do Programa de Certificação Ovos Plus Quality.
- Programa de Certificação Ovos Plus Quality faz monitoramento das condições dos produtos certificados junto aos pontos de venda e gerencia informações recebidas dos consumidores e do Serviço Oficial.
- Programa de Certificação proposto pelo setor produtivo, mas com idoneidade assegurada por contar com organismo de certificação sem vínculos e acreditado INMETRO.
- Certificação voluntária.
- Elaborado considerando legislações e recomendações nacionais e internacionais, bem como os sistemas e práticas produtivas já instituídas.
- Foco no sistema produtivo como um todo e em apresentar informações claras ao consumidor.

SISTEMAS DE PRODUÇÃO PASSÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO

CONVENCIONAL – aves alojadas em gaiolas, respeitando a redução na densidade de alojamento proposta
CAGE FREE – aves alojadas LIVRES de gaiolas
FREE RANGE – aves alojadas LIVRES de gaiolas com acesso a área externa
CAIPIRA – aves alojadas LIVRES de gaiolas com acesso a área externa e respeitando os
critérios da ABNT 16437:2016
OVOS DE CODORNA – codornas alojadas em um dos sistemas de criação mencionados e atendendo critérios específicos para a espécie
ORGÂNICO – Produção de ovos a partir de aves alojadas em galpões livres de gaiolas e com acesso a área externa (piquetes), seguindo os critérios previstos na legislação brasileira da produção orgânica (alimentação orgânica, densidade de alojamento ajustada, manejo racional dos animais e ambientes de produção).

Fonte: OvoSite

Créditos de Imagem: Banco de Imagens ASGAV

Voltar