Notícias

Notícias

Lançamento do Programa de Certificação OVOS PLUS QUALITY

18/01/2021

Após um ano de trabalho na construção e desenvolvimento dos requisitos de certificação e materiais técnicos, o Programa de Certificação Ovos Plus Quality será oficialmente lançado no próximo dia 20 de Janeiro.

O Programa de Certificação Ovos Plus Quality da Associação Gaúcha de Avicultura e Programa Ovos RS, é uma certificação voluntária, proposta pelo setor produtivo como uma ferramenta de suporte aos produtores de ovos, desenvolvido para que estes produtores possam comprovar suas práticas produtivas e valorizar seus produtos, conforme normas vigentes e demanda dos consumidores no que se refere às produções alternativas.
A idoneidade no processo de avaliação dos estabelecimentos é assegurada pela contratação de um organismo de certificação independente e sem vínculos com o setor, o qual irá coordenar e realizar as avaliações.
Todos os requisitos técnicos que compõem o escopo de avaliação do Programa de Certificação Ovos Plus Quality são baseados em legislações vigentes, recomendações nacionais e internacionais, bem como pesquisas científicas e práticas produtivas instituídas. Estes requisitos de avaliação foram debatidos com um comitê técnico consultivo composto por representantes dos diferentes segmentos que compõem e colaboram com a Postura Comercial. Também ocorreram reuniões de apresentação deste material ao Serviço Oficial, à Associação Brasileira de Proteína Animal e Instituto Ovos Brasil, além de ser submetida ao conhecimento da Organização Mundial da Indústria e Produção de Ovos e International Egg Commission.
O Programa de Certificação Ovos Plus Quality - O.P.Q. poderá certificar os sistemas alternativos de produção de ovos: Cage free, Free range, caipira, e ovos de codorna, além do sistema convencional de produção.
Outra área de suporte do O.P.Q. será a disponibilidade de consultoria específica aos produtores de ovos que aderirem ao sistema de produção de ovos orgânicos.
“Estamos acompanhando muitas mudanças e imposições atinentes aos sistemas alternativos e produção em gaiolas, nossa proposta de disponibilizar esta certificação é garantir suporte aos produtores que aderirem a estas mudanças através de um programa desenvolvido com base em normas e conceitos nacionais e internacionais.” comenta Eduardo Santos Presidente Executivo da Asgav/Sipargs e coordenador geral do O.P.Q.
A coordenação técnica de desenvolvimento do programa de certificação ficou a cargo da Dra em Zootecnia Raquel Melchior - consultora técnica do Programa Ovos RS, comitê técnico científico e Instituto Senai de Alimentos/RS.
No dia 20 de janeiro de 2021 as 9:30hs, em evento virtual, ocorrerá o lançamento oficial deste Programa de Certificação. Na ocasião serão apresentados os objetivos, pressupostos, etapas e diferenciais, marcando o início oficial das atividades do Programa de Certificação Ovos Plus Quality.

Fonte: Comunicação ASGAV/OVOS RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br

Voltar