Área Restrita
Notícias

Notícias

Programa Ovos RS divulga seu Portfólio de Ações para Órgãos e Instituições Oficiais e destaca Estabelecimentos com Selo Ovos RS

12/06/2019

O Selo OVOS RS é um selo referencial reconhecido pelo Ministério da Agricultura e concedido pelo Programa Ovos RS da ASGAV aos estabelecimentos que em vistoria técnica alcançam 70% de atendimento as exigências presentes na legislação vigente. O Programa Ovos RS está composto por dois módulos, sendo um módulo promocional voltado a estratégias de marketing para desmistificar e incentivar o consumo de ovos e que contempla também ações assistências. E um módulo técnico que trabalha aspectos de qualidade, sanidade e segurança alimentar dos ovos produzidos pelos estabelecimentos com direito de uso do Selo Ovos RS. Em 2013 foi criado o então Projeto Ovos RS com objetivos bem definidos e que vem sendo trabalhados ao longo destes seis anos de existência. À medida que novas demandas foram surgindo, foram sendo incorporadas ao portfólio de ações do Programa Ovos RS. Com resultados consolidados o Programa Ovos RS está iniciando um novo ciclo de ações, mas primeiro realizou uma etapa de divulgação do Portfólio de Ações junto aos órgãos e instituições oficiais.

No dia 12 de Abril de 2019 o Coordenador Geral do Programa OVOS RS e Diretor Executivo da ASGAV, José Eduardo dos Santos e a Consultora Técnica Dra Raquel Melchior estiveram na Sede da SEAPDR. Na ocasião, reuniram-se com a Doutoras Karla Pivatto Oliz; Flávia Bornancini Borges Fortes e Júlia Vignolo Silva representantes do Departamento de Inspeção e do Programa Estadual de Sanidade Avícola da SEAPDR. Nesta oportunidade apresentaram as principais ações desenvolvidas pelo Programa Ovos RS ao longo de seus seis (06) anos de existência, bem como evoluções observadas na organização e qualidade dos estabelecimentos membros. Também destacaram os passos previstos para o novo ciclo no qual o Programa Ovos RS está entrando. A SEAPDR sempre foi parceira do Programa Ovos RS e detecta na prática a importância de todo o trabalho de capacitação e qualificação realizado junto aos estabelecimentos membros.

Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para coordenação do PESA/SEAPDR e para DIPOA/SEAPDR.

Também no dia 12 de Abril, a equipe ASGAV esteve com a Dra Caroline Vaz – Promotora do Ministério Público do Consumidor. Na ocasião, lhe foram apresentadas as principais ações do Programa Ovos RS, estabelecimentos membros e, principalmente, a preocupação que o Programa tem, em não só divulgar e estimular o consumo de ovos, mas com a qualidade e segurança dos ovos fornecidos. Fazem parte do portfólio de ações do Programa Ovos RS, a coleta de ovos e a realização de avaliações de qualidade e monitoramento para presença de possíveis resíduos contaminantes.


Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para Dra Caroline Vaz – Promotora do Ministério Público do Consumidor.

No dia 17 de Abril de 2019, dando sequência a etapa de divulgação do portfólio de ações do Programa Ovos RS, a equipe ASGAV esteve na Sede do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) onde reuniram-se com o Sr. Ayres Chaves Lopes Neto - Chefe do Setor de Alimentos e sua equipe. Na ocasião foram discutidos os principais anseios da Vigilância em Saúde no que tange a segurança alimentar dos ovos. A equipe do CEVS destacou que muito já se avançou na qualidade e inocuidade dos ovos e que ações como as realizadas pelo Programa Ovos RS contribuem e somam com o trabalho dos órgãos públicos melhorando a qualidade dos produtos que chegam para os consumidores.


Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

No dia 03 de Maio a equipe ASGAV esteve na Sede da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) para também apresentar-lhes o portfólio de ações do programa Ovos RS. A AGAS realiza um importante trabalho de qualificação e padronização dos supermercados associados, que constituem um dos principais clientes dos estabelecimentos Ovos RS. De posse das informações referentes ao trabalho realizado pelo Ovos RS, os supermercados terão subsídios para embasar a escolha por fornecedores com produtos de qualidade. Os estabelecimentos com Selo Ovos RS recebem capacitações e são auditados pela equipe técnica do Programa. Desta forma, nossos estabelecimentos cumprem a legislação vigente e alguns outros critérios avaliados pelo Selo Ovos RS, que são diferenciais aos consumidores.


Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para a equipe da Associação Gaúcha de Supermercados - AGAS.

Também com o propósito de levar ao conhecimento de órgãos e instituições que atuam no setor de alimentos – segurança alimentar; inspeção e aquisição de alimentos, a equipe ASGAV esteve no dia 17 de Maio de 2019 na Secretaria da Educação. Na oportunidade, realizou a entrega de materiais informativos a respeito do Portfólio de ações do Programa Ovos RS para a Secretária Adjunta de Educação - Ivana Flores. Também participaram da reunião o Sr. Carlos Carvalho – Chefe do Gabinete do Deputado Ernani Polo; Luiz Schenkel e Virginia Tielboht – Diretor e Secretária Adjunta do Departamento de Articulação com os Municípios e a Nutricionista Responsável Técnica na SEDUC - Luana Petrini de Almeida. Além de apresentar as ações do Programa Ovos RS, foram debatidos assuntos referentes ao Projeto de Lei que tramita com o intuito de incluir o ovo na merenda escolar. Segunda a Nutricionista Luana, o ovo é um alimento bem aceito pelas crianças, é uma proteína de alto valor biológico que compõem muito bem uma dieta saudável e balanceada e comparativamente de baixo custo. O programa Ovos RS divulga os benefícios do consumo de ovos, mas também trabalha junto aos estabelecimentos produtores para a garantia da qualidade dos produtos.

 
Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para a Secretária Adjunta de Educação – Ivana Flores; equipe do Departamento de Articulação com os Municípios e Nutricionista.

Concluindo a etapa de divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS, a equipe ASGAV esteve no dia 05 de Junho na Sede do Ministério da Agricultura em Porto Alegre. Na ocasião estiveram com a Dra. Taís Oltramari Barnasque - Auditora Fiscal Federal representante da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA. Dra Taís conhece e acompanha o desenvolvimento do Programa Ovos RS, participa de ações de capacitação e considera que o trabalho realizado pelo Programa Ovos RS colabora com as ações oficiais, uma vez que leva informações aos estabelecimentos e aproxima o setor produtivo dos órgãos oficiais.
Realizaram a entrega e divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para o Dr. Leonardo Isolan – Chefe do Serviço de Inspeção de produtos de Origem Animal (SIPOA 10) do MAPA/RS. Dr Leonardo igualmente conhece e acompanha o trabalho realizado pelo Programa Ovos RS.

 
Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para a Dra. Taís Oltramari Barnasque da SDA – MAPA/RS e para o Dr. Leonardo Isolan - Chefe do Serviço de Inspeção de produtos de Origem Animal – MAPA/RS.

Também recebeu o material que reporta o portfólio de ações do Programa Ovos RS o Dr. Bernardo Todeschini – Superintendente Federal do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul.


Divulgação do Portfólio de Ações do Programa Ovos RS para o Dr. Bernardo Todeschini – Superintendente Federal do MAPA no RS.


Fonte: Comunicação ASGAV/OVOS RS

Voltar