O Programa

Ovos Plus Quality - O Programa

Área provisória, site Ovos Plus Quality em construção.

Objetivo

O objetivo do Programa de Certificação Ovos Plus Quality é “Certificar as Boas Práticas de Produção, Bem-estar animal, Respeito às Normas Vigentes para cada Sistema de Criação, Rastreabilidade, Qualidade e Inocuidade de ovos de Galinha e de Codorna (in natura) visando expandir o mercado brasileiro de ovos em especial para o mercado externo”.

Pressupostos

São pressupostos deste Programa de Certificação ser uma opção de certificação voluntária, proposta pelo setor produtivo, elaborado considerando legislações e recomendações nacionais e internacionais, bem como os sistemas e práticas produtivas já instituídas; tem foco no sistema produtivo como um todo (galpões de produção, fábrica de ração, sala de classificação e todos os registros e controles produzidos nas diferentes etapas) e em apresentar informações claras ao consumidor.
O escopo de certificação do Programa OPQ busca contemplar aspectos referentes à: bem-estar animal, biosseguridade, sanidade, rastreabilidade, inocuidade e gestão da qualidade dos ovos produzidos.
Bem-estar animal é tema multidisciplinar, difícil de avaliar, mas conforme texto da OIE recomenda-se avaliação a partir de resultados mensuráveis. Consideramos como critérios a serem atendidos para oferecer condições de bem-estar às aves:
Nutrição: qualidade e disponibilidade de ração e água (associado à temperatura adequada);
Ambiência: qualidade do ar, temperatura, luz, manutenção das instalações;
Biosseguridade e sanidade dos locais de alojamento e dos plantéis;
• Densidades e condições de alojamento das aves;
• Práticas de manejo;
• Comportamento e treinamento do pessoal que maneja as aves;
• Registro das atividades e acompanhamento dos lotes;
Avaliações das condições das aves (plumagem; conformação óssea; comportamentos anormais; doenças e infestações; produtividade; mortalidade).

Diferenciais do Programa de Certificação Ovos Plus Quality

• Certificação proposta pelo setor produtivo (sem royalties) e executada por Organismo de Certificação acreditado INMETRO;
• Avaliação completa e adequada aos diferentes sistemas de produção;
• Certifica sistemas convencionais de produção considerando aspectos de bem-estar animal e sanidade dos plantéis, conforme definições do código terrestre da OIE;
• Define padrões e certifica criações em sistema cage free e free range – atualmente sem regramento vigente, mas que devem ter suas práticas comprovadas para diferenciar produtos (RIISPOA);
• Avalia e certifica produção de ovos de codorna;
• Disponibiliza consultoria para certificação de produção orgânica;
• Realiza avaliações documentais e in loco;
• Monitoramento da qualidade dos produtos com Selo junto aos pontos de venda;
• Metodologia baseada em legislações vigentes e orientações da OIE, submetida ao conhecimento e avaliação do Serviço Oficial e a instituição com cadeira na OIE – International Egg Commission;
• As diretrizes e requisitos técnicos deste programa de certificação serão apresentados para o mercado externo valorizando estabelecimentos certificados;
• Opção para estabelecimentos produtores comprovarem requisitos de bem-estar, boas práticas, rastreabilidade, atendimento a legislação, qualidade e inocuidade de seus produtos frente à inspeção de produtos, instituições financeiras e empresas com compromissos para utilização de ovos livres de gaiola.

Propriedade e Colaborações - OPQ

O Programa de Certificação Ovos Plus Quality é uma certificação voluntária construída pela ASGAV e Programa Ovos RS com suporte técnico de um comitê consultivo.

O Comitê Consultivo foi composto por representantes de instituições de ensino e pesquisa, técnicos que atuam no setor, técnicos que atuam em empresas fornecedoras de serviços e insumos ao setor, e representantes dos produtores de ovos:

Alessandra Sella - Médica Veterinária Responsável Técnica e representante DSM no RS;
Flávio Renato Silva - Médico Veterinário Responsável Técnico – NATUROVOS;
Fernando Panizzi Sartor - Médico Veterinário Responsável Técnico - OVOS NIENOW;
Felipe Fagundes - Gerente Nacional Avicultura – ALLTECH;
Jairo Nienow - Diretor/Proprietário – OVOS NIENOW;
José Francisco Miranda – Gerente Regional/LATAM – DSM;
João Dionísio Henn – Dr. em Zootecnia, Analista A na EMBRAPA;
Paula Gabriela S. Pires – Dra em Zootecnia, Pós-doutoranda na University of California – Davis/USA;
Raul Filippsen – Diretor/Proprietário – OVOS FILIPPSEN;
Silvia de Carli – Médica Veterinária – Doutoranda em Ciências Veterinárias na UFRGS;
Vanessa Mirela Novatzki – Téc. De Alimentos, Controle de Qualidade – BAMPI OVOS;
Amanda Queiroz – Eng. De Alimentos – SENAI;
Tânia Menegol – Tec. De Alimentos – SENAI;
Raquel Melchior – Dra. em Zootecnia, Consultora Técnica do Programa Ovos RS e do Programa de Certificação Ovos Plus Quality;
José Eduardo dos Santos – Presidente Executivo ASGAV/SIPARGS; Coordenador do Programa Ovos RS e Coordenação geral do Programa de Certificação Ovos Plus Quality.

Para garantir a isonomia no processo de avaliação dos estabelecimentos todo o processo de execução e gestão das auditorias será conduzido de forma autônoma pelo Organismo de Certificação do Produto – OCP – SENAI – RS, organismo certificado na norma ABT NBR ISO/IEC 17065 – Avaliação da Conformidade – Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços que opera sob o número 0070. A unidade do SENAI responsável pela operacionalização do programa de certificação OPQ é especializada no setor de alimentos e bebidas - Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, localizada em Porto Alegre/RS.

Voltar